ERA DA REVOLUÇÃO – Arthur Schopenhauer (1788-1860)

Arthur Schopenhauer (1788 – 1860) schopenhauer04, foi um filosofo alemão do século XIX, mais conhecido por suas ideias “pessimistas” que dizem respeito à vida humana. Schopenhauer acreditava no amor como meta na vida, mas não acreditava que ele tivesse a ver com a felicidade.

Área: Metafísica| Aborgadem: Idealismo

Vida

Nasceu em uma família rica em Danzig (antiga Prussia e atual Gdansk, Polônia), passou boa parte da vida trabalhando como comerciante e após a morte do pai em 1805, foi para a universidade e estudou filosofia e psicologia, completando os estudos, lecionou na Universidade de Berlim.

Obras :

Sua obra mais conhecida é “O mundo como Vontade e Representação” (1819). Esta obra é composta por quatro livros, sendo que o primeiro é dedicado à teoria do conhecimento; o segundo, à filosofia da natureza ; o terceiro, à metafísica do belo; e o último, à ética.
Para Schopenhauer, com sua personalidade forte, alegava que “todo homem aceita os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo ¹ “. Sua principal influência era Imanuel Kant, detestando o “idealista Georg Hegel pelo estilo literário seco e pla filosofia otimista”²

Sua principal filosofia :

” Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”

Frases:

“Se quisermos avaliar a situação de uma pessoa pela sua felicidade, deve-se perguntar não por aquilo que a diverte, mas pelo que a aflige.
– Aforismos sobre a Sabedoria da Vida”

“Ficaremos cada vez mais indiferentes quando alcançarmos um conhecimento suficiente da superficialidade e da futilidade dos pensamentos, da limitação dos conceitos, da pequenez dos sentimentos, da absurdez das opiniões e do número de erros na maioria das cabeças.-Aforismos sobre a Sabedoria da Vida”

“A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida.-Aforismos sobre a Sabedoria da Vida”

“Raramente pensamos no que temos, mas sempre no que nos falta.”

 

Fontes: Wikipédia Citador | O Livro da Filosofia – Editora Globo
1* O livro da Filosofia, Página 187 | Editora Globo
2* O livro da Filosofia, Página 186 | Editora Globo

Anúncios

5 comentários sobre “ERA DA REVOLUÇÃO – Arthur Schopenhauer (1788-1860)

  1. Boa biografia. Caso você não conheça, procure ler de Eric Fromm – Anatomia da Destrutividade Humana (década de 1920, não sei o ano ao certo), e Análise do Homem (1935). Análise do Homem li pela primeira vez aos 17 anos, e depois disto li mais 2 vezes. Influenciou muito minhas perspectivas de vida. A visão clara e realística de vida deFromm, acrescenta muita qualidade as nossas perspectivas de vida. Daniel

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s