O Castelo de Otranto – Horace Walpole

Lembro-me da primeira vez que li este livro, há alguns anos atrás. Emprestei da biblioteca da escola, na época estava escrevendo uma história, um livro na verdade (que ainda não terminei 😦 ),e como referência pesquisei os livros mais antigos da literatura gótica, assim conheci O Castelo de Otranto de H. Walpole.

O romance foi escrito em 1764, sendo o primeiro romance da literatura gótica, tendo inspirado muitos autores como William Beckford (Vathek – 1786); Ann Radcliffe (Os mistérios de Udolfo – 1794); Matthew Gregory Lewis (The Monk – 1796); John Polidori (O Vampiro – 1819); Charles Maturin ( Melmoth the Wanderer – 1820); Robert Louis Stevenson (O Médico e o Monstro – 1886); Bram Stoker (Drácula – 1897) dentre outros.

Horace Walpole foi um aristocrata e romancista inglês, nascido em Londres em 1717. O autor foi o pioneiro que criou o termo “Serendipity” ou  Serendipidade que é ” um anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso”, em 1754 a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip.

otranto

Sinopse: Esta é a primeira história de terror da literatura, inspiradora de muitos autores do Romantismo, e exercendo influência decisiva nas obras de Edgar Allan Poe e Lovecraft. Por meios ilícitos, o príncipe Manfred apropria-se indevida ente de um castelo pertencente a sua família, forçando o casamento com sua sobrinha. Mas uma antiga maldição o impede de ter a posse definitiva da propriedade, pois forças sobrenaturais agem contra o destino.

01

Iustração da edição de O Castelo de Otranto de 1824 , publicado por  Limberd’s edition of the British novelists.

O livro é completamente incrível,a percepção dos detalhes faz o leitor querer continuar a leitura sem parar. O cénario é envolto de drama,mistério e romance. Walpole conseguiu me fazer rir quando era pra rir, conseguiu me assustar quando era o momento devido. Recomendo.

Fontes : Wikipédia | Wikipédia | Wikipédia | Ilustração

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s