ERA DA REVOLUÇÃO – Johann Gottlieb Fichte (1762-1814)

Johann Gottlieb Fichte foi um filosofo alemão do século XVIII,nascido em Rammenau, Saxônia (Alemanha). Estudou na Universidade de Jena. 01

Área: Epistemologia| Aborgadem: Idealismo


Fichte foi um dos criadores do movimento filosófico (aparecimento ou o aumento da popularidade de uma determinada linha de pensamento filosófico ou ainda uma aparente mudança do pensamento filosófico sobre um assunto em particular)¹conhecido como idealismo alemão, que desenvolveu a partir dos escritos teóricos e éticos de Immanuel Kant.”Para escrever sua filosofia ele toma a filosofia de Kant como ponto de partida e tenta chegar a algumas propostas que, segundo ele, Kant não tinha demonstrado ou exposto de forma clara.”²

Fichte investigou como é possível para nós existir como seres éticos com livre-arbítrio, enquanto vivemos em um mundo que parece ser determinado de maneira casual.Como podemos considerar que temos livre-arbítrio, ele perguntou, se tudo é determinado por algo além, que existe fora de nós mesmos? Segundo ele, usando como base uma versão similar ao idealismo de Kant, o “eu” é um ente ou essência ativa que existe fora das influências casuais e é capaz de pensar e escolher com liberdade, independência e espontaneidade.³

Considere o eu e observe o que está envolvido ao fazer isso.
Johann Gottlieb Fichte

“We do not act because we know, but we know because we are destined for action; practical reason is the root of all reason.”
― Johann Gottlieb Fichte

“What sort of philosophy one chooses depends, therefore, on what sort of man one is; for a philosophical system is not a dead piece of furniture that we can accept or reject as we wish, it is rather a thing animated by the soul of the person who holds it.”
― Johann Gottlieb Fichte

If we cannot live so as to be happy, let us so live as to deserve happiness.
— Johann Gottlieb Fichte

OBS: Para quem quiser saber mais sobre suas obras, vida e obter um conhecimento mais abrangente sobre sua filosofia, é indispensável que acessem os links abaixo. Tentei reunir de forma mais simplicista e harmônica possível , para fácil entendimento. Espero que tenham gostado, amo filosofia e sempre que posso procuro conhecer o trabalho de filósofos que não conheço. XOXO.  

Fontes: Wikipédia | 1* Wikipédia | 2* Filosofia.com.br | 3* Livro – O Livro da Filosofia- página 176 | GoodReaders |

 

10 comentários sobre “ERA DA REVOLUÇÃO – Johann Gottlieb Fichte (1762-1814)

    • Boa tarde V V, é uma questão importante a se debater. Baseado em todos os artigos, livros, teses, documentários e experiências pessoais e demais envolvidos, hoje eu posso afirmar que o livre arbítrio existe sim, que as demais ocasionalidade que ocorrem em nossas vidas são devido as nossas falhas energéticas. A partir do momento em que não controlamos nossos próprios pensamentos e energias, nos tornamos escravos do acaso.Acredito que tudo é controlável. Há um trecho no livro O Poder infinito da mente 2 do autor, filósofo e padre brasileiro Lauro Trevisan em que ele diz : “Se a vida é imprevisível, se não pode ser determinada por mim, neste caso eu não sou a minha vida; ela vai se fazendo alheia a mim, alheia às exigências do meu ser, alheia ao meu querer, ou seja, totalmente descomandada, como barco à deriva”. Não acredito em acasos, nem em destinos, acredito em escolhas, acredito que querer é o suficiente pra ter. Acredito que, se a vida não pode ser controlada, ela não merece ser vivida. Simples assim. E você em que acredita ? Beijos.

      Curtir

      • Caracol, minha verdade nesse assunto é bem próxima da sua. Não nego que percebo a existência de acontecimentos que fogem ao nosse controle, que de alguma forma são acaso. Mas, mesmo em relação a esses acontecimentos existe algo de livre arbítrio, a nossa reação é livre. Acredito que existe uma conexão necessária entre a maior parte dos acontecimentos de nossas vidas e nossas ações.

        Curtido por 1 pessoa

  1. Pingback: FILOSOFANDO

  2. Pingback: 1789 voltou!, por Leonardo Coe – VERDADEIRO VALOR

Deixe um comentário