Resenha – Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

Eu estava vendo uns artigos meus e encontrei uma resenha que fiz para um antigo blog meu “Beleza Ingênua”.Confiram então a resenha do livro Por lugares incríveis ♥

img_20170206_161954

Gênero:Romance | Número de páginas: 336 | Editora: Seguinte | Autora: Jennifer Niven

♥♥♥♥
Classificação: Ótimo 
Sinopse : Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver!
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Imagine-se por um momento disposto a acabar com todo o seu sofrimento e que a unica saída fosse a morte.Bom, as coisas nem sempre são fáceis, Theodore Finch que o diga: pais separados, vitima de agressão na infância, bullying na escola e personalidade indefinida. Theodore está em cima da torre do sino do colégio e lá encontra Violet Markey, impedindo-a de pular.

“Por um minuto, sinto uma paz conforme minha mente se aquieta, como se eu já estivesse morto. Estou leve e livre.Nada e ninguém a temer, nem eu mesmo.”Pg 16

Violet é uma sobrevivente. Ano passado ela e sua irmã Eleanor voltavam de uma festa e o carro derrapou no gelo, uma fatalidade, apenas Violet sobreviveu. Ambos com suas dores e suas perdas, e naquele momento tudo mudaria deste então.

Jessamyn West disse: “Escrever é tão difícil que os autores, tendo passado o inferno na Terra, escaparão de qualquer punição depois”.Pg 25

Finch tem 17 anos, sofre constante bullying na escola, é chamado de Aberração e passa por diversas fases – Finch anos 80, Finch Fodão, Finch Roqueiro, Finch largado e desde o dia em que salva Violet de cair da torre do sino – e consequentemente ele mesmo – , seu pequeno mundo tem um pouco mais de sentido.

Não dizem que não existe hora melhor do que agora? Você melhor do que ninguém deveria saber que só o agora é garantido”. Pg 78 

Já ela é uma ex popular que desde a morte da irmã não sabe como seguir em frente e ainda sente-se culpada pelo acidente. Juntos acabam fazendo um projeto escolar sendo que o objetivo é encontrar maravilhas de Indiana.
Assim tudo começa, com um mapa aventuram-se em Hoosier Hill (o ponto mais alto de Indiana com 383 metros); Conner Prairie (museu a céu aberto); The Levi Coffin House (refugio para escravos americanos); Lincoln Boyhood National Memorial (museu que preserva fazenda onde o ex-presidente viveu entre sete e vinte e um anos) e assim por diante.

O começo do livro é bem tranquilo, com os personagens conhecendo-se e dali em diante a amizade torna-se algo a mais, já no meio do livro entendo mais sobre a complexidade de alguns traumas e a influência que eles tem na vida de uma pessoa. A história desenvolve-se muito bem conforme os capítulos. Por mais que seja um livro juvenil que se passa entre adolescentes, é muito bem elaborado, há maturidade suficiente na escrita para encantar adultos. Quem ama cultura, irá adorar as diversas atrações em que Finch e Violet aventuram-se e que existem de verdade, é um ponto a mais para a autora. Finch coleciona palavras, pensamentos, trechos de livros, ideais, algo que o inspira e cola em um mural (THE WALL) em seu quarto . Através do livro tive a oportunidade de conhecer um pouco o trabalho de Virginia Woolf; Dr. Seuss; Vladmir Maiakóvski; entre outros.

“Quando a gente considera coisas como as estrelas, os nossos negócios não parecem importar muita coisa, não é ?” ( Frase de AS ONDAS, VIRGINIA WOOLF.)

O final do livro foi extremamente emocionante, chorei sim , por que não imaginava o que aconteceria. Identifiquei-me bastante com os fatos apresentados na leitura. Além da história ser boa, os personagens são definidos, a narrativa de fácil compreensão, detalhes bem descritos e lugares incríveis. O melhor de tudo é que este livro proporciona o auto questionamento, você consegue colocar-se na mesma situação que Violet e Finch e pensa se poderia – sendo eles – agir diferente.

“A cadência do sofrimento começou” – Cesare Pavese
Eu
estou
em
pedaços.” Pg. 252

Foi o que mais me marcou porque, por mais que seja um livro de ficção, tenho certeza de que muitas pessoas passam por isso diariamente, que neste exato momento em que você lê esta resenha , há pessoas sentindo o que eles sentem, pensando o que pensam, agindo como agem e você percebe que mais uma vez um livro consegue deixar um impacto na sua vida e não importa o tamanho do impacto ou sua mensura, mais esta ai , com você, agora.
Deixou sua impressão, sua marca, seu registro e em num dia ou outro você vai lembrar-se do livro, dos personagens , da sensação, e assim como alguns, de uma ou outra maneira, seguiram em frente ! Simplesmente encantador.

“O que eu percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.” Pg. 316

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha – Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

  1. Pingback: Compras do mês – (Março) | Egocêntrico Caracol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s