Resenha – As Decisões de Faustus – Dav Freedman

Boa noite ♥

Quem me acompanha no instagram viu hoje no meu instastore que eu estava lendo este livro, dentro de 4 horas eu o terminei e vim diretamente fazer a resenha para vocês. Esta é a minha outra comprinha feita mês passado no site da saraiva, o preço pago foi, não mais que 4,00, e posso afirmar que valeu cada centavo

1486845744126

Gênero: Ficção | Número de páginas: 160 | Editora: Novo Século | Autor: Dav Freedman

♥♥♥♥♥
Classificação: Excelente

Sinopse: Faustus é um homem muito sábio. Professor de uma Universidade em Nova York, já leu muitos livros e está saturado de tudo o que aprendeu. Com a morte de seu pai, uma herança agora o atormenta – um livro. Um livro que foi passado de pai para filho, desde sua criação por um bruxo maligno. A família tinha a missão de guardar este livro, e livrar-se de seus males. Mas Faustus, embriagado pela ânsia por novos conhecimentos, e com isso poder, riqueza e admiração, abre o livro, estuda suas páginas, e finalmente recita o feitiço. Bem a sua frente surge uma criatura horrenda, um escravo do demônio. Faustus então, certo de que tinha poder sobre ela, pede que apareça com uma forma mais bonita. E então, eis que surge Mefistófeles, com a forma de uma linda e sensual mulher. Faustus, mais do que nunca pensa em tudo o que poderá conseguir se juntar-se a ela, e então vende sua alma para Satã, e em troca, recebe por 24 anos todo o conhecimento que desejava, e também a companhia de sua agora sensual escrava, Feles. No entanto, perde o grande amor de sua vida, Janis. Perde seus amigos, seu coração e seus sentimentos. Uma história picante, que transforma um tradicional mito cristão, em um sinuoso jogo de sedução.”
O livro é inspirado na peça de teatro escrita por Christopher Marlowe, no final do Século XVI.

📔

Às vezes precisamos passar pelo inferno para almejar o paraíso, essa frase veio de imediato assim que eu terminei de ler o livro, e apesar de não ter nenhuma relação com o mesmo, se encaixa perfeitamente. 

A história se passa nos anos 70, John Faustus é um professor que ensina Filosofia e está no augo dos seus trinta anos. Todo seu conhecimento adquirido conforme os anos, começam a ficar estagnados, ele anseia mais e com a morte de seu pai ele herda um livro. O conteúdo deste livro é repleto de informações ocultas, é isto o que ele deseja, obter conhecimentos que nenhum outro homem conseguiu. Vendo a oportunidade Faustus passa um tempo estudando o livro, decidindo então recitar um verso, uma forma bestial aparece, Mefistófeles, assustado pede que ela vá embora, e ela assim o faz, simultaneamente arrependido pede que retorne, mas em uma forma mais bela, assim é feito Feles retorna na forma de uma mulher de longos cabelos, sensual e corpo esbelto. Faustus então decide vender sua alma para Lúcifer em troca de todo o conhecimento possível.

“- Você deve escrever em um contrato, com seu próprio sangue, declarando os seus desejos. Lúcifer precisa dessa garantia e, sem isso, eu devo retornar para o Inferno.
– Fique Mefistófeles. Fique e me conte o que Lúcifer quer com a minha alma.
– Ele quer aumentar o seu reino.
– Então  isso é tudo? Então é isso? Essa é a razão para a tentação das almas no mundo?
– A miséria adora estar acompanhada.” Pg 67

Faustus então encaminha rumo ao conhecimento que ele jamais imaginara ter. Possuindo mais 24 anos de vida para satisfazer cada desejo e vontade com a ajuda de Feles que está a seu lado dando a ele tudo o que deseja – ou quase tudo.

” – Sim. Você não pode me pedir para fazer alguém amar você nem me pedir para tirar a vida de alguém. Esses são assuntos da alma, e a sua alma é a unica coisa sobre a qual o Príncipe das Trevas tem controle.
– Você quer dizer que ele tem controle sobre a minha alma? Ainda não.
– Vinte e quatro anos é somente um piscar de olhos comparado com toda a eternidade.
– Feles,às vezes,você me deprime.
– Você ainda não viu nada.”Pg.80

Esse livro é um aqueles livros que quando começamos não nos damos satisfeitos até termina-lo. É uma história que desenvolve-se rapidamente, vai direto ao assunto e a cada página é uma descoberta nova de como o ser humano é capaz de fazer certas coisas para conseguir aquilo que deseja , sem antes imaginar as consequências. O que me faz pensar : o que você estaria disposto a dar em troca para ter tudo o que sempre desejou?

Este é o primeiro livro do escritor Dav Freedman, sendo que a história foi baseada na peça de teatro do poeta, dramaturgo e tradutor inglês Christopher Marlowe (A Trágica História do Doutor Fausto). 

O que acontece quando você consegue obter tudo aquilo que sempre desejou? Ficaria satisfeito consigo mesmo? Isto seria o suficiente? E quando as suas escolhas, te fazem perder aquilo mais amava?  

Além de Faustus e sua busca pelo inalcançável, outras duas personagens que se destacaram muito foram Mefistófeles, uma demônia que apesar de sua natureza, pensa como teria sido se não tivesse tomado a decisão de virar as costas para o Criador, e Janis ex assistente de Faustus que nutria por ele um grande sentimento de amor e necessidade de ajuda-lo, mesmo quando ele não dera ouvido as suas preces, insistindo em afasta-la.

Seria enganação, dizer que ninguém quer ser lembrado após sua morte, pelos seus feitos e conquistas. Todo mundo tem ambições na vida, de ser, querer e ter. O conteúdo do livro em si é explorador, podemos nos aprofundar sobre questões que muitas vezes temos, mas acabamos não dando devida importância. Acredito que sempre há a devida necessidade de parar para repensar no tipo de vida que estamos tendo, e este livro me proporcionou à devida reflexão. Não poderia dar uma nota menor à não ser ótimo, o final foi de profunda satisfação, acreditava que seria uma coisa e acabou sendo outra e isto me agradou muito. Para quem quer sair das mesmices literárias que vemos muito por ai, este é um livro que pode acabar te tirando da ressaca literária e da estagnação.

Nem sempre bela capa e preço, definem o conteúdo, este livro é a prova viva disto. 

Espero que tenham gostado da resenha.XOXO.

Anúncios

12 comentários sobre “Resenha – As Decisões de Faustus – Dav Freedman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s