Frases do livro – Notes from Underground (Notas do Subsolo) – Fiódor Dostoiévski

Bom dia ♥♥♥
Que seja um excelente sábado para todos nós.

Sou teimosa o suficiente para comprar novos livros, sendo que tenho vários aqui que gostaria de reler e vários que comprei e nunca li. Então, tá né.

Bom dentre minhas novas aquisições está este que a muito tempo queria: Notas do Subsolo de Fiódor Dostoiévski, uma incrível obra que aborda discussões filosóficas, humor e uma bela narrativa. Assim que este e o outro livro chegar, farei um post aqui no blog. Como mencionei queria este livro à muito tempo e passei boa parte do meu tempo lendo algumas frases na internet, referentes ao livro. Há maioria delas são em inglês, mas espero que apreciem tanto quanto eu.

“Destroy my desires, eradicate my ideals, show me something better, and I will follow you.”

 

“Tranquilidade” era o que eu queria; queria ficar sozinho no subsolo. A “vida viva” me sufocava tanto, devido a minha falta de costume, que até respirar estava difícil.

 

“I used to imagine adventures for myself, I invented a life, so that I could at least exist somehow.”

 

“Suffering – why, this is the sole cause of consciousness.”

 

“Mas eu tinha uma saída conciliadora, que era refugiar-me em tudo que fosse “belo e sublime”, em sonhos, naturalmente. Eu era um terrível sonhador, sonhava até por três meses seguidos, enfiado no meu canto, e creiam-me: nesses momentos eu não me parecia com aquele senhor que, na perturbação de seu coração de galinha, costurava uma pele de castor alemã à gola do seu capote. De repente me transformava em herói.“

 

“I spent most of my time at home reading. I wanted external sensations to stifle all the feelings that were boiling up inside me.”

 

“The laws of nature have mistreated me constantly, more than anything else throughout my life.”

 

“[P]erhaps I consider myself an intelligent man, only because all my
life I have been able neither to begin nor to finish anything.”

 

“To go on, however – what can a decent man talk about with the greatest pleasure?
Answer: about himself.”

 

“There was one time, or even two, when I simply longed to fall in love.”

 

“And where there is no love, there is no reason either.”

 

“I’m not ashamed of my poverty… On the contrary, I look upon my poverty with pride. I’m poor, but noble.”

notes

6 comentários sobre “Frases do livro – Notes from Underground (Notas do Subsolo) – Fiódor Dostoiévski

Deixe um comentário

