Porquê dizer é mais fácil do que fazer?

Boa noite 🌍🌹
Texto Pessoal - 14/04/2017

Quantas e quantas vezes eu ouvi pessoas dizendo que iriam fazer determinada coisa e não fizeram. Quantas e quantas vezes eu disse que ia fazer determinada coisa e não fiz. É hora de nos questionarmos: Porquê dizer é mais fácil do que fazer?

Se eu os perguntassem quais os motivos de não fazerem o que disseram, vocês saberiam ao certo o que responder ? Não acham que os motivos que poderiam dar, não passariam de, apenas desculpas? Vamos trabalhar isso.

Goethe disse:

Pensar é fácil. Agir é difícil. Agir de modo com o que se pensa, é de todas a maior dificuldade.

Será que é o medo interferindo em nossas ações? Ou a falta de vergonha na cara? Será o comodismo? Ou a falta de apoio? Será a falta de coragem em nós mesmos que nos breca diante das incertezas do que se vem pela frente?

Não devemos ser fieis ao que decretamos ser nossos ideias? Se assim o é,o que nos impede de ir até o final? Qual é o impedimento que nos impossibilita de, até mesmo começar?

 Já li e reli diversas vezes livros e artigo relacionados a força que as palavras tem em nossa vida, inclusive um desses livros é minha leitura atual. Paramos para pensar se somos agraciados com o poder da palavra, o que nos impede de transforma-las em ação?

Por experiência própria o comodismo foi um dos fatores que mais pesaram diante de um novo desafio que eu mesma estabelecia. E não só foi como ainda o é, não falarei do passado se isso ainda interfere em meu presente. Então vejamos, como todos sabemos o primeiro passo para qualquer coisa acontecer é querer. O segundo passo é agir.

O querer se consiste na palavra/pensamento/desejo/imaginação/ideia/vontade/anseio/sonho e assim por diante. O agir se baseia em ação/movimento/fazer/realizar/operar/reagir/sair da zona conhecidaSó isto basta? Querer e agir é o suficiente para fazer acontecer? Não! Ai vocês perguntam, o que mais Viviane? Acreditar!

Romain Rolland disse: Agir é acreditar. 

Ok, alguns devem pensar. Para, você está saindo do contexto, o que isso tem a ver com não fazermos o que dissemos fazer? Tudo gente. Falo por experiência, não é só o comodismo que me impede até hoje de cumprir e honrar algo que eu disse. O fato de não saber direto e não esclarecer a mim mesma o que eu realmente quero, o fato de não acreditar fielmente que terei êxito e o fato de que juntando essas duas coisas que me faltam, acaba me fazendo perder a vontade de agir. Agora juntem o medo, a falta de coragem de sair da zona de conforto, entre outros.

  • Vocês entendem que para qualquer coisa na vida que queremos, é necessário a junção de pequenas coisinhas, não? 

Se reflito demais, deixo de agir. Disse Clarisse Lispector.

Há mas isto para acrescentar.  Quem nunca deixou de fazer algo por pensar demais no assunto? Eu já e muitas vezes e aposto que você também.

Há algo que precisa ser levado em consideração. Eu várias vezes, agi sem pensar muito a respeito. Não estou dizendo que simplesmente fui e fiz o que me vinha a mente sem pensar em consequências, mas que as melhores coisas que me aconteceram, foram quando eu afirmei: é isso o que quero e me pus a concretiza-lo.

Acho que para fazer o que dizemos e não deixar isto em apenas palavras precisamos não pensar muito a respeito, e colocar em ação. 

Honrar suas palavras e se pôr a realiza-las é uma gratificação para consigo mesmo, tão grande que só quem já o fez, sabe o quanto vale a pena.  Como disse no post anterior tudo é uma questão de PROCESSO, um passo de cada vez, e conseguiremos chegar onde desejamos estar. Você está pronto para este desafio? Pronto para não pensar muito a respeito e fazer o que precisa ser feito? É necessário ter coragem, mas a coragem vive em nós. Somos feitos dela e por ela honraremos os nossos feitos.

Esta inconstância de que o ser humano é feito, serve apenas como um lembrete a mim mesma de que apesar das divergências, sou capaz, somos capazes e que por não sermos imortais, vale a pena viver intensamente cada segundo desta vida desejando o melhor e sendo o melhor!

Concluo com uma frase de Fernando Pessoa. 

fernando_pessoa_agir_eis_a_inteligencia_verdadeira_sere_l2nv4mk

Espero que tenham apreciado o texto e que estejam tendo um bom feriado. Lembrem-se:

“The journey of a thousand miles begins with a single step.” (“A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo.”)
― Lao-Tsé 

18 comentários sobre “Porquê dizer é mais fácil do que fazer?

  1. Excelente texto. Minha maior dificuldade é que, às vezes, sinto que os meus planos se perdem na rotina do dia a dia. Geralmente, planejo e falo vou realizar. Mas daí vem a rotina louca que nos faz agir no automático e, o que acontece? o planejado simplesmente se esvai. Triste, mas é a realidade.

    Curtido por 1 pessoa

    • É terrível quando acontece, parece que nossa vida é comandada por estes acontecimentos e não por nós mesmas. Por isso que sempre reafirmo a mim mesma: para e pensa, isso está errado. Qual a solução pra isso? E a partir dai, tento reassumir o controle. Beijos, Ju. Sucesso 😀

      Curtir

  2. Eu penso que o planejamento precede à ação invariavelmente, e que o trabalho teórico deve ser dissociado do trabalho prático. Eu não sou nenhum modelo de eficiência, mas evito realizar minhas tarefas à noite, e deixo esse tempo para os meus planejamentose afins. Ao longo do dia eu apenas executo.

    Saber ser pragmático é uma qualidade muito rara.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Quebrando o círculo vicioso | Egocêntrico Caracol

Deixe um comentário

