Quebrando o círculo vicioso

Bom dia 🌹
Texto Pessoal - Vi E. (Escrito em 16/04/2017)

Feriadão acabou, mas essa semana já tem outro e na próxima outro (dia do trabalhador). Abril seu lindo 💛. Entrando nesse embalo de uma coisa atrás da outra resultando em um mesmo resultado 😂, hoje resolvi falar sobre um assunto que possa tanto acalentar a quem o lê, quanto a mim mesma. Circulo vicioso, quem já ouviu falar? Aposto que todos.  Quem já passou ou passa por alguma situação que os faz sentir que perderam o controle sobre? Aposto que todos também. 

A primeira coisa é saber: O que é um círculo vicioso?

Segundo o Wikipédia, círculo vicioso é uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e consequências que sempre resulta numa situação que parece sem saída e sempre desfavorável, principalmente para quem se vê capturado por esse tipo de relação. (Ou tentando facilitar mais ainda: uma situação que sempre se repete e você não sai do lugar, parecendo não ter controle sobre).

Qual é o seu círculo vicioso? Ok, não precisa responder, estou aqui para tentar (nos) ajudar a quebrar este círculo (seja qual for) e dizer: BASTA, EU CONTROLO A MINHA VIDA! Vamos trabalhar isso.

Não importa qual seja a cruz que você carrega. A partir do momento que algo te faz mal e você entende que é hora de dizer BASTA, você precisa se auto colocar em seu lugar e saber QUE VOCÊ CONTROLA SUA VIDA, VOCÊ CONTROLA SUAS EMOÇÕES, VOCÊ POSSUI O CONTROLE e não o contrário.

Imaginem, do que valeria a vida se estivéssemos alheio à ela? De que vale a vida, se não podemos assumir o controle? Não tem lógica, viver e ter alguém ou alguma coisa controlando nossa vida por nós, certo? Como possuímos o livre-arbítrio, o que acontece a nossa volta e em nossos dias, é resultado de nossas ações. Nós temos e precisamos assumir este controle. É uma responsabilidade e tanto, mas é como deve ser. Ninguém aqui quer viver uma vida baseada em um videogame, onde outra pessoa assume o comando. Assim como ninguém quer ser controlado por algum sentimento/emoção ou determinada situação. Já que isto está esclarecido. Vamos para a próximo passo.

Como assumir o controle e quebrar o círculo vicioso?

      1. Saiba que isso está acontecendo

Há determinados acontecimentos em nossas vidas que pela devida repetição em acontecer com frequência, acabamos nos acostumando e aceitando, não notando que é errado, que está errado. Esse é o primeiro passo, saiba que está acontecendo! Reflita sobre sua vida, abra os olhos e note o que acontece com frequência que te deixa mal, mas você não consegue se livrar. Pense no que NÃO ESTÁ CERTO!

      2. Não julgue-se

Se julgar e se culpar, não vai fazer as coisas melhorarem. Não tenha dó nem pena de si mesmo, acredito que estes sentimentos baixos, só vão te colocar numa situação pior do que a que você se encontra. Tenha compaixão de si. Todo mundo erra e se perde as vezes, mas não deixe isso ser uma desculpa para se colocar no papel de vitima. Perdoe-se.

      3. Pense no que pode ser feito a respeito

Você já entendeu que está em uma situação ruim, quer assumir o controle e quebrar o circulo vicioso, já percebeu que se culpar não vai resolver, o próximo passo é saber o que pode ser feito a respeito. Para mim esse é um dos passos mais importantes, porque é nesta etapa onde tudo se clareia e você nota que é HORA DE AGIR. Saiba que todo problema tem uma solução, se não houvesse solução, não haveria problema, é uma lógica simples. Repense no seu problema e procure soluções. Vamos deixar tudo claro, o que ajuda muito é escrever a respeito. Pegue um caderno ou uma folha e anote o que você pode fazer, qual a atitude que você deve tomar que vai te fazer assumir o controle novamente sobre quem você é, e a vida que você tem.

      4. Tudo depende de você

É como sempre digo a mim mesma: não espere ninguém vir te salvar. Salve-se. Gente, não vivemos em um filme, nem livro, nem num mundo de fantasias. Pode ocorrer de alguém tentar te ajudar, mas A ÚNICA E VERDADEIRA MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO VAI DEPENDER EXCLUSIVAMENTE DE VOCÊ. Bonaparte disse: A maior batalha que eu travo, é contra a mim mesmo. A mudança vai depender de você! O primeiro passo é querer mudar e isso ninguém pode fazer por você.

      5. Ajude-se a se ajudar. Procure ajuda.

No tópico acima, eu disse para você mesmo se salvar, com isso quis dizer para tomar uma atitude a respeito, não deixando de lado a ajuda de um profissional. Não se sente confortável falando sobre o assunto com algum amigo ou parente? Procure um médico ou algum profissional que possa te ajudar. O importante é fazer algo a respeito.

      6. Aja agora.

Não no post anterior mas no outro eu abordei o assunto: Porquê dizer é mais fácil do que fazer? Conclui que o importante é não pensar muito a respeito e fazer o que precisa ser feito. Não adie, não deixe pra amanhã, sabemos que o amanhã pode nunca vir. Não procure desculpas, aja agora! Quanto mais cedo agir, mais cedo se livrará do problema.

      7. O mais importante: ACREDITE

Quem lê estes meus textos pessoais já deve estar cansado de ler a respeito da importância de crer. Mas gente, o que vocês esperam se não acreditarem? Ter fé, acreditar, confiar, crer é essencial. É o ponto de partida. Deixei o tópico por último para que vocês entendam que por mais importante que seja acreditar, se você não entender que há algo de errado, se você não se perdoar, se não pensar em uma solução para o problema, se não perceber que depende de você a grande mudança, se não procurar ajuda e se não agir agora, do que adianta só acreditar?

Perceberam? Uma coisa está ligada a outra, como mencionei no outro post, para uma grande coisa acontecer é necessário antes, a junção de pequenas coisinhas. E olha essas coisinhas são muito importantes viu? Vamos lá, PROCESSE isso.

Não conheço nenhum de vocês pessoalmente, mas acredito que todos já vivenciaram ou vivenciam ou conhecem alguém que passe por um circulo vicioso. É difícil, querer sair de uma situação mas, por mais que você tente, acaba voltando ao ponto inicial. Não sou psicologa, nem terapeuta, na verdade sou formada em técnico em comércio o que não tem nada a ver com isso, mas adoro ler livros e derivados relacionado a motivação, força de vontade, etc. Amo também filosofia, é algo que adoro e por isso mesmo me recuso muitas vezes ao conformismo e sempre procuro satisfazer minhas curiosidades e chegar a uma reflexão que satisfaça as minhas dúvidas e o mais legal é saber que meus textos pessoais pode ajudar de certa forma alguém. Mais legal ainda é saber que muitos de vocês se identificam, sinto que cumpro meu propósito entendem?

O ser humano possui uma força tremenda, e somos capazes de fazer o inimaginável, mas infelizmente muitos estão apenas em busca de poder e status, ignorando sua verdadeira natureza que é ajudar. Outro problema é o pensamento pequeno e a falta de perspectiva no acreditar. Bom mal terminei este texto e já tenho vários outros assuntos que quero escrever a respeito, inclusive algo que tenha a ver com o que disse nestas linhas acima. Espero que tenham gostado e obrigada por lerem até aqui. Acho que levo jeito pra isso 😂😂😂💛💛💛 Muita luz e paz a todos. XOXO.  

Se quiserem comentem: o que acharam do texto? 🌹🌹🌹🌹.

8 comentários sobre “Quebrando o círculo vicioso

  1. As coisas só acontecem se eu der o primeiro passo, e dou aleatoriamente, hoje vou, amanhã recuo e não vou, então mesmo lendo, sabendo o que devo fazer, não é assim que acontece, e caio na rotina até uma nova saída, um novo acontecimento.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Às vezes eu tenho a sensação que caio sempre em “circulos viciosos” bem parecidos. Acho que tem algo no meu comportamento que atrai certos tipos de situação. Ainda não descobri o que é, mas quando eu descobrir vai ficar muito mais fácil.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário